Lagos Ornamentais

Lagos Ornamentoas 1

Os lagos ornamentais têm o objetivo de decorar o ambiente, trazendo mais vida e alegria para o espaço. Geralmente os lagos ornamentais possuem profundidade de aproximadamente 50 a 70 centímetros, sua largura e comprimento podem variar de projeto para projeto. Pois, eles sempre possuem formatos bem orgânicos.

Existem grande variedade de materiais como pedras e plantas que podem ser utilizadas na decoração e os peixes que dão vida ao lago. Sua construção pode levar de 3 a 7 dias quando se tratar de um projeto de pequeno porte.

Também não podemos deixar de mencionar os lagos ornamentais internos. Afinal, em áreas de luz, jardins de inverno e vãos livres sob escadas podem comportar pequenos lagos. Uma vez que, eles acabam valorizando o ambiente e trazendo a natureza para dentro de casa.

Vale ressaltar que os lagos ornamentais também podem compor o design paisagístico de empresas, muitas empresas aderem em fazer um lago ornamental em suas sedes, para proporcionar mais beleza e bem-estar aos clientes e funcionários, dando vida e trazendo maior referência de bem-estar ao nome da empresa.

Lagos Ornamentoas 2

Impermeabilização do lago artificial

Os lagos artificiais podem ser feitos em alvenaria ou em sistemas que envolvam mantas de impermeabilização.

Em construções de alvenaria, devem ser utilizados produtos impermeabilizantes bem específicos. Já quando a construção é direta na terra a utilização de mantas de impermeabilização é o mais indicado.

Os lagos ornamentais em alvenaria geralmente são geométricos, possuem linhas retas e geométricas. Eles podem abrigar plantas e peixes, gerando um bonito contraste com suas formas rígidas. Os acabamentos podem ser os mais variados, de pedras rústicas a pastilhas de vidro.

A decoração do lago artificial

Para finalizar, o lago pode ser decorado com areia e pedras de diferentes tipos e tamanhos, naturais ou artificiais.

O acabamento com pedras naturais nas bordas e areia no fundo, podendo ser areia branca ou preta. Com o tempo as pedras tornam-se levemente esverdeadas, com aparência mais natural. Já a areia sempre se mantém clara (areia branca), variando do branco até um verde esmeralda fraco.

A areia especial para lagos e piscinas naturais também é muito utilizada no fundo, deixando o lago bem claro e bonito.

Equipamentos para o lago artificial

Para garantir a qualidade da água e da sobrevivência dos peixes, é preciso contar com filtros biológicos, bombas, filtros UV e ozônio.

Cada projeto de lago ornamental ou piscina natural irá necessitar de equipamentos específicos, dada a dimensão de projeto para projeto.

Também outro fator bem importante que é a localização geográfica da propriedade que irá ser montado o lago ornamental ou piscina natural. Cada região tem a sua temperatura, umidade relativa do ar e outros fatores que influenciam no ecossistema do lago.

A vegetação e os peixes

Você pode escolher as plantas e peixes que preferir. Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas. Mas algumas das espécies mais utilizadas são: jiboia, papiro, aguapé e alface d’água.

Elas podem ser plantadas dentro do próprio lago, porém, é mais cômodo colocá-las em vasos próprios, mergulhados.

Já os peixes, devem ser escolhidos com muito cuidado. Os mais comuns são as carpas e os kinguios. Por serem peixes de água fria, suportam melhor as baixas temperaturas, são bonitos e com muitas variações.

É preciso ainda ficar atento às condições de vida dos peixes, cuidando da qualidade da água, da alimentação regular e correta e evitar a superlotação do lago.

Lagos Ornamentais

Lagos Ornamentais

Piscinas Naturais

Piscinas Naturais

Manutenção

Manutenção